Falar de consumo e resíduos com crianças de 3 a 5 anos é um desafio enorme. Pensando nisso, a partir de 2008 o Instituto Estre criou o projeto Mês da Criança que busca, através de uma peça teatral, passar de forma lúdica os conceitos básicos de educação ambiental sobre consumo e resíduos para as crianças e demais interessados. A partir de então, a cada ano, durante o mês de outubro, novos enredos e personagens são criados para que as crianças conheçam de forma divertida os desafios contemporâneos sobre o consumo e os resíduos, além da busca coletiva por soluções. Até o ano de 2010, as peças teatrais foram apresentadas no próprio Centro de Educação Ambiental em Paulínia, São Paulo, mas a partir de 2011 o grupo de teatro passou a se apresentar em várias cidades da região metropolitana de Campinas, possibilitando o envolvimento de um público maior. Todos os anos, escolas, teatros e praças recebem o grupo de atores e atrizes do Instituto Estre para um espetáculo interativo e lúdico.
O Instituto Estre trabalha a partir da educação ambiental emancipatória os temas consumo e resíduos para crianças, adolescentes e adultos. Mas precisava de um projeto específico que atendesse as singularidades do público infantil de 3 a 5 anos de idade. Algo que chamasse a atenção dos pequenos e os encantasse. A ludicidade do teatro foi a opção escolhida e tem trazido bons resultados.
Até hoje, 41.288 pessoas participaram deste projeto, entre crianças (37.969) e outros interessados como professores e familiares (3.319). O espetáculo deste ano está em fase de elaboração para que circule a Região Metropolitana de Campinas. A meta é contar com um público de 12 mil crianças. 2008 = 2.100 crianças / 120 adultos 2010 = 1.143 crianças / 92 adultos 2011 = 9.972 crianças / 902 adultos 2012 = 12.163 crianças / 1.168 adultos 2013 = 12.591 crianças / 1.037 adultos
Um dos maiores desafios é escolher a forma e o conteúdo a ser trabalhado no espetáculo, levando em consideração que o público alvo tem suas necessidades específicas. O outro desafio relevante é a logística que exige um teatro itinerante. Para que tudo dê certo, as parcerias necessárias são realizadas com meses de antecedência. Exige da equipe gestora engajamento, planejamento, além de muita flexibilidade quando o teatro está na rua.
Aprendemos com esse projeto que os conteúdos sobre consumo e resíduos podem ser trabalhados com as crianças de 3 a 5 anos, desde que encontremos a forma adequada. A recomendação é que o espetáculo, antes de ser apresentado para um número grande de pessoas, passe por um período de avaliação. Onde crianças, educadores/as ambientais e pedagogos/as possam dizer o que compreenderam, se gostaram e o que poderia mudar. Assim, em um processo aberto, de construção coletiva, poderemos levar ao grande público um espetáculo interessante e adequado à faixa etária.